FALHAS PREMATURAS EM PISTÕES
Análise de falhas prematuras, possíveis causas e consequências :
•Pistão Travou> Quando o motor engripa, popularmente conhecido como “travou”, devem ser analisados os seguintes pontos, dependendo o tipo e os pontos de engripamento:
-Insuficiência de folga de montagem entre pistão e cilindro. Siga as instruções de montagem do fabricante.
-Possível ovalização do cilindro. Falta de lubrificação do cilindro, lavagem do cilindro.
-Temperatura de funcionamento do motor. Superaquecimento, bomba de água, vela incorreta.
-Galerias de circulação de liquido refrigerante dentro do cabeçote. Diferença no fluxo do cabeçote.
-Insuficiência no sistema de alimentação de cada cilindro. Mistura pobre, falha na carburação ou na injeção eletrônica, bicos, agulhas.
-Aperto excessivo do cabeçote, chegando a marcar os pistões na região dos prisioneiros.
Pistão Derreteu
Quando o pistão “derrete” deve- se a que o mesmo alcançou a temperatura de fusão, podemos destacar algumas possíveis causa, são elas:
- Mistura pobre, falta de combustível para alimentar o funcionamento do motor. Secou o cilindro.
-Bico injetor ou agulha do carburador com regulagem errada, ou com falhas de funcionamento, bico travou.
-Baixa octanagem do combustível utilizado, vela com grau muito quente.
-GAP (folga entre ponta de anéis) incorreta, anéis muito fechados entre pontas, causam um ponto de fogo como se fosse um maçarico sobre o pistão chagando a furar a peça.
-Temperatura de trabalho do cilindro muito quente. Acumulo excessivo de resíduos na cabeça do pistão ou na câmera do cabeçote, pontos incandescentes.
Cabeçote extremamente rebaixado, aumento excessivo da taxa de compressão.
Quebrou a saia do pistão
Quando o pistão quebra na saia normalmente é porque existe algo externo a ele que pressionou de forma anormal o pistão contra as paredes do cilindro. Ele pode chegar a quebrar de diferentes maneiras e estes são alguns motivos:
-Biela empenada de Aço forjada ou original, pressiona o pistão contra o cilindro forçando a região das saias e do cubo do pino. Normalmente a maioria das bielas são fabricadas em aço, este é um material mais duro do que o alumínio. Por isso muitas vezes a biela empena e o pistão quebra.
-Folga extremamente excessiva entre pistão e cilindro, podem ocasionar trincas na sai do pistão até levar a uma quebra de tanto bater saia.
-Travamento na parte superior do cilindro, levando a forçar na região dos cubos até quebrar horizontal ao pino.
-Folga entre pino/pistão e biela. Soltou a trava do pino de pistão.
Pistão trincou na região do pino
Pistões normalmente que aparecem com trincas na região dos cubos do pistão, onde apoia ao pino, podem ter sido conseqüência de:
-Folga entre pino/ pistão biela. Flexiona mento excessivo do pino.
-Embielamento incorreto.
-Montagem incorreta do pistão/ pino e biela. O pistão trabalho inclinando vertical ao pino, fora do percurso de funcionamento normal. Região de contato inclinada em relação ao eixo do pistão.
-Pino ovalizado, quebrado ou gasto. Folga de montagem original de motores OE não chega a 0,01 mm.
-Biela empenada vertical ao pino. Cilindros desalinhados em relação ao virabrequim.
-Ponto adiantado. Deformação ou quebra do pino de pistão .
Quebrou canaleta de pistão
Podemos identificar vários motivos para explicar a chamada “quebra de canaletas”, alguns são:
-Pré – ignição. Detonação por ponto adiantado.
-Combustível de qualidade duvidosa.
-Pistões projetados para outra aplicação. Pistões fabricados para motores aspirados não devem ser utilizados com turbo compressores.
-Excesso de taxa de compressão. Cabeçote rebaixado.
-Anéis incorretos, folga excessiva entre o anel e canaleta do pistão.
-Pico de pressão gerado por falta de regulagem. Vela incorreta, ponto.
Arrancou a cabeça do pistão
Verifique alguns pontos do seu conjunto que podem ter levado acontecer isso:
-Cilindro ovalizado, fechado na parte superior.
-Excesso de aperto do cabeçote. Utilize o aperto recomendado de fábrica. Utilize Tork Plate para a retífica do cilindro.
-Excesso de temperatura do cilindro. Mistura pobre. Bico travado numa determinada Rpm.
-Cabeçote com fluxos diferentes. Utilize bancada de fluxo para equalizar.
-Pistão passa a altura do bloco. O pistão deve ter uma folga entre o ponto morto superior e o cabeçote.
-Pistão usinado para acertar taxa enfraquecendo a região da cabeça.
-Erosão da cabeça por detonação, injeção prematura.
-Cabeçote rebaixado, aumento da taxa.